[F.A.Q.] Leia antes de fazer qualquer pergunta!

Ir em baixo

default [F.A.Q.] Leia antes de fazer qualquer pergunta!

Mensagem por Devil Maker em Ter 29 Jun 2010, 2:52 pm

Perguntas Frequentes
Sejam bem-vindos ao FAQ do RPG Maker XP. Este pequeno guia tem o intuito de solucionar as dúvidas mais comuns dos usuários do RPG Maker XP. É altamente recomendável que vocês leiam este arquivo.

Há veículos nesta versão do RPG Maker XP?
Não. Como mapas de 'mundo' foram excluídos do RPG Maker XP, não são mais necessários os famosos veículos. Porém, você só precisa de algum charset de veículo para criar um.


Então não posso mais criar mapas mundi?
Claro que pode. A Enterbrain apenas retirou os tilesets de mapas 'mundi' do RPG Maker XP, mas você pode criar um tileset você mesmo e criar o seu mapa 'mundi' normalmente. Para quem não está afim de criar um tileset, vocês podem encontrar tilesets da mapas mundiais, aqui.


O RPG Maker XP exibe vídeos?
Não, essa foi mais uma das funções antigas que a Enterbrain cortou no RPG Maker XP.


Eu posso utilizar facesets no RPG Maker XP? Não vi nada no RTP.
O novo RPG Maker não suporta facesets. Mas nada o impede de programar seu próprio sistema de mensagens com facesets no RGSS. Inclusive, já existem vários destes sistemas prontos para serem baixados.


O que é esse tal de RGSS (chamam também de Ruby)?
O RGSS (Ruby Game Scripting System) é um sistema de scripts, baseado na linguagem Ruby, usado no RPG Maker XP. Com ele você pode alterar a maioria das funções do seu jogo de RPG Maker ao seu gosto, já que toda a engine dos jogos criados no RPG Maker XP foi feita em RGSS. Uma ferramenta poderosíssima para usuários avançados e também para os iniciantes.

Lembrando que o RGSS é só uma adição ao RPG Maker XP. Houve muita "cara feia" para com esse sistema da parte dos veteranos do RPG Maker 2000 e 2003. Vocês não precisam saber RGSS para mexer no RPG Maker XP, mexe no RGSS quem quiser. Vocês podem continuar criando seus sistema através de eventos como sempre fizeram.


Eu dei uma olhada no maker e parece que o sistema de batalha voltou a ser em primeira pessoa, assim como no RPG Maker 2000. Posso mudar isso?
Claro, você pode mudar todo o sistema de batalha do RPG Maker XP usando RGSS. Aqui você encontra alguns sistemas de batalhas prontos para serem baixados e instalados no seu jogo.


Posso criar lojas de função única? Tipo, só vender e só comprar?
Não, mas isso pode ser facilmente alterado via RGSS.


Quais são os formatos gráficos que o RPG Maker XP suporta?
BMP, PNG, JPG, JPEG.


O RPG Maker XP suporta gráficos com qualidade maior que 8-bit?
Sim. O RPG Maker XP suporta true color e canal alfa (32-Bit).


Que tipos de arquivos de som o RPG Maker XP suporta?
MID, MP3, OGG, WMA e WAV.


Eu observei que os charsets aumentaram muito de tamanho. Qual é o limite de tamanho deles?
Os charsets do RPG Maker XP não têm limite de tamanho, porém devem seguir uma regra. Todos os charsets têm 4 frames de animação, e o tamanho dos frames de animação devem ser um múltiplo de 4.


Os mapas tem um limite de tilesets?
Não, nem os tilesets têm limite de altura. (logo, você pode criar tilesets gigantescos)


É possível converter um jogo de RPG Maker 2000 ou RPG Maker 2003 para o RPG Maker XP?
Infelizmente, não.


Quantos frames equivalem a um segundo?
Em torno de 20 frames.


Como deixo um jogo em tela-cheia?
Pressione Alt + Enter. =)


Como posso distribuir meu jogo sem que os outros precisem baixar o RGSS-RTP?
Basta ir no diretório do seu projeto e abrir o arquivo Game.txt. Dentro dele você encontrará essas linhas do sequinte modo:

RTP1=Standard
RTP2=
RTP3=

Remova a palavra Standard. Após fazer isso não será mais preciso o RGSS-RTP para o seu jogo rodar. Lembre-se de que se você está usando algum arquivo do RGSS-RTP, coloque-o na devida pasta do seu jogo! Caso contrário, erros aparecerão ao longo do seu jogo.


Quando eu abro o programa recebo um erro. 'O RGSS-RTP Standard não foi encontrado.'
Você precisa instalar o RGSS-RTP para poder rodar o RPG Maker XP. Você pode baixar em vários sites, mas recomendamos a Criando Jogos.


Quando eu abro o programa recebo um erro. 'O RPG Maker XP não é compatível com resoluções menores que 1024 x 768.'
O RPG Maker XP não roda em resoluções menores que 1024x768. Você precisa alterar essa resolução nas opções de vídeo do seu computador.


Quando eu abro o programa ou quando eu o estou usando, recebo várias mensagens de erro.
Primeiramente veja se você possui os requisitos mínimos para rodar o RPG Maker XP. Caso continue dando problema, entre em contato comigo e eu o ajudarei. Ou então, visite o fórum de suporte ao RPG Maker XP e poste seu problema, com certeza alguém o ajudará. =)


Quando eu abro o programa recebo um erro. 'Configure o DPI do monitor em modo normal'.
Isso é normal em alguns monitores. Para ajustar suas configurações de DPI basta ir até as propriedades de vídeo (através do painel de controle ou clicando com o botão direito em sua área de trabalho) e então clicar na aba Configurações. Caso não haja uma opção de configuração do DPI, configure através do menu do seu monitor mesmo (procure algum botão no monitor e procure a opção de alterar DPI).


Quando tento abrir o RPG Maker XP, recebo a mensagem de erro 'RGSS103J.dll não foi encontrado.'
Certifique-se que instalou o RPG Maker XP corretamente e que o arquivo RGSS103J.dll está na pasta onde você instalou o RPG Maker XP. Caso não esteja, entre na pasta "System" (localizada onde você instalou o RPG Maker XP) e copie o RGSS103J.dll que está ali para a pasta principal do RPG Maker XP.

______________________________________________________
Conheça nosso Espaço!

Temos um Fórum;
Conheça nossa Equipe;
Leia as Regras é claro;
Ajude a divulgar o fórum, use nossas UserBars.
avatar
Devil Maker


Mensagens : 94

Ver perfil do usuário http://espacomaker.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum